Abas

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Cartão de Ano Novo - Happy New Year E Card

Cartão de Ano Novo da Baker Comunicação e Design para ser enviado por e-mail.

A foto do bebê representa o ano que está para começar. Em 2010 teremos que reaprender o que achávamos que sabíamos, levaremos alguns tombos, mas com perseverança atingiremos nossos objetivos.

--------------------------------------------
Google Translate:
New Year's card from Baker Communication and Design to be sent by email.

The baby photo represents the year that is about to begin. In 2010 we will have to relearn what we thought we knew, we'll take some falls, but with perseverance we will reach our goals.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

E-mail marketing Salão Itinerante




E-mail marketing para o Salão Itinerante. O Salão é uma feira de indústrias da área de camping, caça e pesca esportiva. O e-mail convida os lojistas a participarem do evento, alertando que é o último evento do ano.

A imagem do pássaro martim-pescador, prestes a atacar o peixe dourado, representa a última oportunidade dos lojistas de realizar bons negócios em 2009.

-----------------------------------------
Google Translate:



E-mail marketing to the Hall Itinerant. The Salon is an industry fair in the area of camping, hunting and fishing. The email invites tenants to participate in the event, warning that it is the last event of the year.

The image of the kingfisher bird, ready to attack the goldfish, represents the last chance for tenants to do good business in 2009.


Cartão de Natal Hexa Brasil

 Christmas E-card

Ilustração feita no Photoshop. As bolinhas de Natal foram desenhadas na forma do símbolo do cliente. Em breve publicarei como foi a criação do cartão.

Gostou desta ilustração? Entre em contato com Ronaldo Baker e encomende a sua.
contato@bakerdesign.com.br 

Cartão de Natal Mustad

Cliente: Anzóis Mustad
Texto: "Em 2010 a Mustad deseja a você ótimas pescarias
em um mar de felicidade"

Cartão de Natal para ser enviado por e-mail. O cartão é uma fotomontagem de duas imagens: a imagem dos fogos de artifício e do homem pescando.



O texto foi traduzido para o inglês:
"In 2010 Mustad Brazil wishes you Great fishing in a sea of happiness.
Merry Christmas and a happy new year"

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Jewish Thanksgiving Card



Cartão de Acão de Graças (Thanksgiving Card) para alunos cristãos e judeus do curso de inglês do Cultural. Perus cristãos e judeus celebram juntos o dia de Ação de Graças. Veja o texto em inglês:

"Jewish Thanksgiving.
Celebrating Thanksgiving is part of affirming the American dream in which people of all races, ethnicities and religions can enjoy life, freedom and hapiness.

This year, up to the Torah for a deeper perspective and give thanks for all people and moments of your life. May your hearts and home be full of divine blessings.

We wish a very special Thanksgiving Day for you and your family."


Thanksgiving card - Cartão de Ação de Graças



Cartão de Acão de Graças (Thanksgiving) para os alunos do curso de inglês Cultural. Perus índios trocam alimentos com perus colonos americanos, simbolizando a confraternização entre os povos. O texto está em inglês:

" Say “Thanks”!
Thanksgiving is time of gratitude to God, to reflect about changes and remember to express thanks for everything we had. This is the true meaning of Thanksgiving: give many sincere blessings. Celebrating Thanksgiving is part of affirming the American dream, in which people off all races, ethnicities and religions can enjoy life, freedom and happiness."

 

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

E-mail marketing Lively



Acabei de desenvolver para Madison Comunicações este e-mail marketing do residencial Lively. Outras ações de e-marketing, como banners, podem ser vistas no site www.clicrbs.com.br.

Cartão de Natal para loja de moda feminina


Cartão de Natal (Christmas Card) para loja de moda feminina Poá.
Simplicidade e rapidez na execução do projeto.



Ilustração desenvolvida no Photoshop. Veja passo a passo:

  

1º) Escolhi uma imagem para o fundo em um site de imagens free.

 
 2º) Apliquei um bola de Natal no lugar da letra "O", de Poá.
Digitei o texto com a font Cobb Regular.

 

3º) Apliquei o logotipo em uma layer abaixo da bola de Natal.
Para dar profundidade, criei uma sombra para cada layer.

 

 4º) Como último efeito, usei o filtro Emboss nas letras do logotipo.

Veja mais projetos no meu site www.bakerdesign.com.br


segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Christmas Ecard



1ª opção de Christmas Ecard.
A primeira fotomontagem não foi aprovada.



 2ª opção de Christmas Ecard.
O cliente pediu mais contraste com um cavalo preto.

 
Cartão de Natal enviado por e-mail (Christmas Ecard) para clientes do site www.sitedaolga.com.br. O site é especializado em hipismo.

A primeira ideia não foi aprovada porque o cliente achou que não tinha muito contraste. A solução foi colocar um cavalo preto contrastando com a neve.

As imagens são free. O cavalo foi recortado no Photoshop, filtro Blur Motion e aplicado sobre o fundo com árvores na neve. Para aumentar o branco da neve, retirei um pouco da cor usando a ferramenta de saturação e aumentei o contraste.

Está precisando de cartões de Natal, aniversário ou formatura? Visite o site www.bakerdesign.com.br.


sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Cartão Natal Alphagrupo



Fotomontagem de Christmas ecard para Alphagrupo. As imagens free são do site www.sxc.hu, modificadas e montadas no Photoshop.
Veja mais projetos para Alphagrupo no site www.bakerdesign.com.br 

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Cartão de Natal Agência Futuro



Ilustração para cartão de Natal.
Christmas card.

Criação de ilustração de cartão de Natal para ser enviado por e-mail pela Agência Futuro. A Agência Futuro é uma empresa de consultoria focada na convergência de ações para o desenvolvimento local, ao apoiar instituições públicas, empresas e o terceiro setor na resolução dos desafios de suas cidades ou regiões.

O briefing pedia para criar uma cidade com universidade, polo tecnológico, pessoas trabalhando, lixo reciclável, museu, reformas de prédios antigos. Minha sugestão foi acrescentar uma ciclovia e um painel de energia solar no alto de um edifício.

Por ser uma ilustração vetorial, desenhada totalmente no Illustrator, foi possível usar a mesma arte em outros materiais promocionais como cartão de Natal impresso ou até mesmo para um banner, se o cliente o desejar.

Veja mais ilustrações

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Cartão de Natal Lively - segunda opção

Christmas card (2).
Segunda proposta de cartão de Natal eletrônico.

Uma segunda opção foi apresentada ao cliente. Desta vez mais simples. Confesso que gostei mais da opção acima. O primeiro cartão estava com excesso de elementos. Bonito, porém colorido de mais para um empreendimento classe "A" como o Lively.
A imagem é uma fotomontagem de imagens free. O tipo de letra é a Cobb Regular.

Christmas card (1).
Esta primeira opção de cartão de Natal apresentada para o cliente não foi aprovada, felizmente, porque o cartão com a árvore de Natal está melhor resolvido.

Conheça outros trabalhos

terça-feira, 24 de novembro de 2009

PROMOÇÃO

–––––––––––––––––––

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Embalagem Safetax


Não foi possível aplicar verniz Prolan no rótulo do CD.
A saída foi alterar os tons de preto misturando cyan e magenta.


A embalagem do software Safetax foi produzida com impressão extra de dourado e verniz Prolan. O layout do adesivo do CD segue a mesma linha gráfica. Deu trabalho, mas valeu a pena!

Site para Shelter IT

A Shelter IT desenvolve softwares para contabilidade tributária. Através do site que estamos desenvolvendo para a empresa será possível tirar dúvidas e adquirir o aplicativo Safetax.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Cartão de Natal Lively - Lively Christmas Card

Criei o cartão de Natal eletrônico para o residencial Lively, o mais novo empreendimento da Rio Novo Incorporações. A ilustração é uma fotomontagem de várias imagens do projeto e uma árvore de Natal.

A chamada "Sua felicidade pode ser completa" refere-se ao empreendimento com uma completa área de lazer, apartamentos e coberturas de primeira linha.

Uma outra opção foi apresentada depois. Mais tarde posto a segunda ideia.

Mais criações no meu site www.bakerdesign.com.br

Cartões de Natal empresariais por apenas R$ 250,00. Entre em contato pelo e-mail contato@bakerdesign.com.br

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Folder para lançamento de empreendimento





Após a criação do logotipo Lively para o novo empreendimento da Rio Novo, desenvolvemos o tapume e o folder para o lançamento.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Logotipo Plastivida

Em 2004, na Madison Comunicação, criei para a Plastivida uma nova Identidade Visual. O melhor logotipo venceria a concorrência entre as agências de publicidade e propaganda participantes e, de quebra, ficaria responsável também pela criação da campanha publicitária.

Graças ao briefing muito bem elaborado pela equipe de atendimento, consegui transmitir através de um símbolo toda a filosofia da entidade, cujo objetivo é melhorar a imagem do plástico através da educação sócio-ambiental, incentivo à coleta seletiva e a reciclagem, entre outras ações que venham contribuir para o bem-estar da sociedade brasileira.

Segue passo a passo como foi o processo criativo do logotipo Plastivida:

1. Problemas encontrados no logotipo antigo
Legibilidade
• A letra P tem forma e cor diferente das demais letras. Isso dificulta a leitura fazendo com que o leitor leia LASTIVIDA e não PLASTIVIDA.

• O tipo de letra usado na marca atual não tem uma boa legibilidade. Os fios que formam as letras se fundem quando o logotipo é reduzido, confundindo a leitura.

• O tipo de letra usado na marca atual gera uma leitura que conduz a uma percepção muito mais corporativa, comercial, com ilações de tradição e antiguidade.

Conceito
A forma e a cor não remetem à ecologia ou à reciclagem do plástico manufaturado.
A letra P formada por fios entrelaçados não tem um significado claro. Quando separado do logotipo, o símbolo perde inclusive a associação visual com a letra P.

2. Desenvolvimento da nova identidade visual
No desenvolvimento da marca Plastivida levamos em consideração os seguintes aspectos:
• o símbolo deve conter elementos gráficos que associem a Plastivida com a proteção ao meio ambiente. enviroment commitment
• transmitir vida e preocupação com a vida - life care
• ser simpático e lúdico
• ter simplicidade e força
• ser legível

3. O Globo
O globo representa o meio ambiente onde está inserido o grupo de empresas que compõem a Plastivida.

Na Gestalt, o círculo é uma forma que transmite movimento e alegria, o que dá simpatia à marca. Também é considerada a forma gráfica com maior força (pregnância) e lembrança.

4. O ramo de folhas
O comprometimento da Plastivida em preservar o meio ambiente é representado pela síntese gráfica de um ramo com duas folhas.

5. O ambiente e a vida
A união do o globo e as folhas forma o desenho de uma flor, simbolizando a vida, leveza, energia, criação.
6. O lettering
O tipo de letra que compõe o logotipo é a Stone Sans. As curvas das letras minúsculas estão em harmonia com a forma arredondada e a cor azul do globo, dando à composição o caráter de leveza e beleza pretendidos..

Veja passo a passo de outras criações de logotipos no meu site www.bakerdesign.com.br

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Identidade visual POÁ



Depois de criar o logotipo para a loja de roupas POÁ, desenvolvi todo o material de ponto de venda, como sacolas, etiquetas, cartazes, entre outras peças gráficas. O layout segue a linha visual de petit poá.

Veja mais logotipos no meu site www.bakerdesign.com.br

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Os 10 erros mais comuns ao criar um logotipo

1 - Não prever sua aplicação sobre fundos coloridos.
2 - Não fazer testes de redução de tamanho.
3 - Criar um logotipo sem a aplicação em uma cor.
4 - Alinhar o logotipo em relação ao seu símbolo de uma única forma.
5 - Criar um símbolo que não está em harmonia com o seu logotipo correspondente.
6 - Escolher cores Pantone muito diferentes das cores CMYK.
7 - Prejudicar a legibilidade do logotipo substituindo a letra por um símbolo colocado de forma incorreta.
8 - Seguir modismos em detrimento do conceito da marca da empresa ou do produto.
9 - Usar elementos visuais que não estão relacionados com o público-alvo.
10 - Escolher cores muito claras que à distância podem dificultar a leitura.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

–––––––––––––––––––

Ilustração para cartão de aniversário


Ilustração criada no Photoshop para a empresa Alphagrupo. O cartão de aniversário será enviado por e-mail.

Veja passo a passo como foi criado o logotipo da Alphagrupo no meu site www.bakerdesign.com.br


-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Google Translate:

Illustration for birthday card
Illustration created in Photoshop for the company Alphagrupo. The birthday card will be sent by email.

See step by step how it was created the logo on my site Alphagrupo www.bakerdesign.com.br


quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Passo a passo da criação do logotipo Francine Costa


1) O símbolo foi desenvolvido a partir da letra "C" do sobrenome Costa.



2) A fonte escolhida é da família Avant Gard. A letra "C" deste tipo de letra tem uma forma circular. Segundo a Gestalt (psicologia da forma), o círculo é considerado uma forma com excelente grau de lembrança, movimento e equilíbrio.

3) Em seguida, a letra é triplicada e sobreposta, representando as três camadas da pele.
4) A letra é rotacionada para aumentar o movimento.
5) Por fim, a forma é modificada transformando as letras em círculos.
6) Símbolo e círculo estão em harmonia. O lettering tem letras com linhas circulares como o símbolo. A cor azul-esverdeada transmite a ideia de limpeza, é jovem e está relacionada a área de saúde.


VEJA O DEPOIMENTO DA DERMATOLOGISTA FRANCINE COSTA:

"Ronaldo:
Você foi muito profissional, pontual, atencioso e tem uma ótima apresentação do seu trabalho.
Além disso, saiba que se tiver oportunidade, lhe recomendarei para colegas de profissão "


–––––––––––––––––––
Aproveite a promoção:
CRIAÇÃO DE LOGOTIPO
2 X de R$ 250,00
GRÁTIS LAYOUT DE

CARTÃO DE VISITA
---------------------------------



sexta-feira, 3 de julho de 2009

Últimas criações



Terminei a identidade visual para Shelter IT, na Madison Comunicação. Um dos materiais de divulgação é uma pasta que, além de servir para anexar folhetos de produtos, tem a função de folder institucional da empresa.

Mais logotipos no meu site www.bakerdesign.com.br

quarta-feira, 1 de julho de 2009

A Cauda Longa das Agências de Propaganda - Parte I

Estou lendo A Cauda Longa, de Chris Anderson, com muito entusiamo. No seu livro o autor afirma que a economia está mudando do modelo de consumo de massa para um novo tipo de consumo.

Após analisar informações sobre preferências dos clientes da Rhapsody, empresa de música on-line, Anderson lançou os dados em um gráfico de demanda classificada por popularidade e notou que produziam uma curva que ele nunca havia visto antes.

No topo ficavam as músicas mais baixadas da internet, eram poucas, mas muito populares. A curva despencava indicando que
a popularidade caía e o número de oferta de músicas aumentava até formar uma linha quase reta na base, porém contínua. Isto significava que o público continuava baixando as músicas, mesmo as pouco populares, ou seja, havia na cauda da curva diversos nichos consumindo centenas de músicas não populares.

A grande diferença entre as tradicionais lojas de CDs, onde o produto é colocado em prateleiras, e as virtuais, com dowloads, está na impossibilidade da loja tradicional de manter uma grande variedade de produtos pouco procurados na prateleira. A loja prefere ocupar os espaços com CDs muito procurados que ficam pouco tempo expostos. A loja virtual, ao contrário, tem uma capacidade quase infinita de armazenamento de CDs virtuais, permitindo que ofereça uma variedade incrível de produtos pouco procurados, por um longo tempo.

Logo, deve haver uma Cauda Longa também nas agências de propaganda. Nichos ávidos por anunciar seus produtos e serviços através de campanhas criativas. Porém, por alguma razão, são despresados pelas agências.


A Cauda Longa das Agências de Propaganda - Parte II

Nestes últimos meses tenho recebido críticas de designers no Twitter. Descobri meus "desafetos" observando os gráficos do Google Analytics que mostravam sites com links direcionados para o meu site.

As frases curtas, porém objetivas, diziam que eu estava me prostituindo devido ao preço que eles consideram baixo e pela forma de pagamento com cartão de crédito que eu ofereço para pequenas empresas em meu site.

Em primeiro lugar, porque eu não poderia utilizar o cartão de crédito como forma de pagamento? Seria "popular" demais para um designer? O que me deixou mais perplexo é que todos são jovens designers e, portanto, deveriam estar com a mente aberta para os novos negócios que a internet nos oferece.

Em segundo lugar, meus críticos deveriam ler a minha "promoção" (também não posso usar esta palavra?) até o final do texto, onde diz que o valor é só para a criação do logotipo e, se o pequeno empresário quiser uma outra peça gráfica terá que pagar pela criação.

Não entendo o porquê do pavor que a criação pela internet causa aos meus colegas. Encontrei a minha Long tail e eles deveriam encontrar a deles.

terça-feira, 30 de junho de 2009

A economia do falso grátis


Segundo Chris Anderson, editor da Revista Wired e autor do livro Free, no futuro a maioria dos produtos e serviços serão oferecidos gratuitamente pela internet. É a economia do grátis, ou melhor, do falso grátis porque sempre tem alguém que paga a conta.

À frente desta "nova" economia está a gigante Google com seus sistemas gratuitos de e-mail, buscadores e outros mais. Quem paga a conta? Os anunciantes e usuários de sistemas que a empresa comercializa, como por exemplo o AdWords.

Então, parece que a economia do grátis não é tão nova assim e muito menos revolucionária. A televisão e o rádio também funcionam dessa forma há tempos. Os anunciantes pagam e nós ouvimos a música no rádio de graça.


Talvez, a grande novidade da Economia Free está no disfarce do gratuito. Quem paga conta não está em evidência e a mídia, a internet, ainda está por ser descoberta.

Criação de logotipos on-line

Aderi a onda das criações on-line.

O primeiro "produto" a ser vendido no meu site é o logotipo. Ainda não faz um mês que estou divulgando na internet. Muitos pedidos de orçamentos, R$ 50,00 ao mês no Adwords, acessos no meu site duplicados, divulgação no Twitter, Orkut e Facebook. Vamos ver no que isso vai dar.

Estou vendo a possibilidade do meu cliente poder comprar a criação do logotipo com cartão de crédito, boleto bancário ou depósito bancário. Não podemos ficar presos a modelos tradiconais de agência de propaganda e escritórios de design.

A internet está tomando conta e junto com ela chegaram os preços baixos e a Economia do Grátis. Logotipo a R$ 200,00 ??!!!! Bom, a esse preço ainda não dá para fazer, mas meu concorrente na web - ainda que ele não entenda nada de identidade visual, Gestalt, cores, etc - já o faz. Aliás, ele promete entregar em 48 horas!!!

Acordem agências de propaganda e escritórios de design. Os tempos estão mudando e duvido que vocês continuarão a cobrar R$ 20 mil por um logotipo.
O livro Free, de Chris Anderson. Nesse novo livro ele trata da tendência particularmente forte no mundo digital de oferecer produtos e serviços gratuitamente.