Antes de mostrar aqui as propostas que foram apresentadas para o cliente, é conveniente explicar qual o serviço prestado pela empresa. A Evolução tem como principal foco a educação voltada para o desenvolvimento de empresários, treinamento de gerentes e funcionários da área de crédito. Outro foco são projetos empresariais na área de investimentos com recursos do BNDES e PROGER.
Na criação dos logotipos, usei elementos gráficos que remetem à área de finanças, como setas de um gráfico ou o risco de um lápis vermelho. Veja as propostas:
1ª Proposta. O til representa a linha de um gráfico rabiscada à mão. A idéia não agradou. Em geral, o cliente não sabe explicar porque não gostou. Simplesmente ele não gosta e ponto.

2ª Proposta. A letra "V" simboliza uma seta para baixo e a letra "A", uma seta para cima, como um gráfico financeiro com índices negativos em vermelho e positivos em azul. O cliente adorou a idéia, porém o til o incomodava. Realmente, o til interfere na comunicação, mas não prejudica a legibilidade do lettering. Quando alguma coisa em uma marca incomoda o cliente, melhor não tentar enfiar a idéia garganta abaixo, afinal ele vai ter que conviver com o logotipo vários anos.

3ª Proposta. Parti para uma terceira idéia. E, confesso, ficou bem melhor que as anteriores. Insisti na idéia da seta, porém sem interferir na leitura como das outras vezes. Criar um símbolo foi uma boa opção para resolver o problema do til do logo anterior. O símbolo parece um botão indicando o sentido para cima. A cor verde representa "caminho livre", como o sinal verde de um semáforo.

O logotipo foi aprovado. Agora estou desenvolvendo o manual de identidade corporativa.