Abas

terça-feira, 30 de junho de 2009

A economia do falso grátis


Segundo Chris Anderson, editor da Revista Wired e autor do livro Free, no futuro a maioria dos produtos e serviços serão oferecidos gratuitamente pela internet. É a economia do grátis, ou melhor, do falso grátis porque sempre tem alguém que paga a conta.

À frente desta "nova" economia está a gigante Google com seus sistemas gratuitos de e-mail, buscadores e outros mais. Quem paga a conta? Os anunciantes e usuários de sistemas que a empresa comercializa, como por exemplo o AdWords.

Então, parece que a economia do grátis não é tão nova assim e muito menos revolucionária. A televisão e o rádio também funcionam dessa forma há tempos. Os anunciantes pagam e nós ouvimos a música no rádio de graça.


Talvez, a grande novidade da Economia Free está no disfarce do gratuito. Quem paga conta não está em evidência e a mídia, a internet, ainda está por ser descoberta.

Criação de logotipos on-line

Aderi a onda das criações on-line.

O primeiro "produto" a ser vendido no meu site é o logotipo. Ainda não faz um mês que estou divulgando na internet. Muitos pedidos de orçamentos, R$ 50,00 ao mês no Adwords, acessos no meu site duplicados, divulgação no Twitter, Orkut e Facebook. Vamos ver no que isso vai dar.

Estou vendo a possibilidade do meu cliente poder comprar a criação do logotipo com cartão de crédito, boleto bancário ou depósito bancário. Não podemos ficar presos a modelos tradiconais de agência de propaganda e escritórios de design.

A internet está tomando conta e junto com ela chegaram os preços baixos e a Economia do Grátis. Logotipo a R$ 200,00 ??!!!! Bom, a esse preço ainda não dá para fazer, mas meu concorrente na web - ainda que ele não entenda nada de identidade visual, Gestalt, cores, etc - já o faz. Aliás, ele promete entregar em 48 horas!!!

Acordem agências de propaganda e escritórios de design. Os tempos estão mudando e duvido que vocês continuarão a cobrar R$ 20 mil por um logotipo.
O livro Free, de Chris Anderson. Nesse novo livro ele trata da tendência particularmente forte no mundo digital de oferecer produtos e serviços gratuitamente.