Abas

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Logotipo Plastivida

Em 2004, na Madison Comunicação, criei para a Plastivida uma nova Identidade Visual. O melhor logotipo venceria a concorrência entre as agências de publicidade e propaganda participantes e, de quebra, ficaria responsável também pela criação da campanha publicitária.

Graças ao briefing muito bem elaborado pela equipe de atendimento, consegui transmitir através de um símbolo toda a filosofia da entidade, cujo objetivo é melhorar a imagem do plástico através da educação sócio-ambiental, incentivo à coleta seletiva e a reciclagem, entre outras ações que venham contribuir para o bem-estar da sociedade brasileira.

Segue passo a passo como foi o processo criativo do logotipo Plastivida:

1. Problemas encontrados no logotipo antigo
Legibilidade
• A letra P tem forma e cor diferente das demais letras. Isso dificulta a leitura fazendo com que o leitor leia LASTIVIDA e não PLASTIVIDA.

• O tipo de letra usado na marca atual não tem uma boa legibilidade. Os fios que formam as letras se fundem quando o logotipo é reduzido, confundindo a leitura.

• O tipo de letra usado na marca atual gera uma leitura que conduz a uma percepção muito mais corporativa, comercial, com ilações de tradição e antiguidade.

Conceito
A forma e a cor não remetem à ecologia ou à reciclagem do plástico manufaturado.
A letra P formada por fios entrelaçados não tem um significado claro. Quando separado do logotipo, o símbolo perde inclusive a associação visual com a letra P.

2. Desenvolvimento da nova identidade visual
No desenvolvimento da marca Plastivida levamos em consideração os seguintes aspectos:
• o símbolo deve conter elementos gráficos que associem a Plastivida com a proteção ao meio ambiente. enviroment commitment
• transmitir vida e preocupação com a vida - life care
• ser simpático e lúdico
• ter simplicidade e força
• ser legível

3. O Globo
O globo representa o meio ambiente onde está inserido o grupo de empresas que compõem a Plastivida.

Na Gestalt, o círculo é uma forma que transmite movimento e alegria, o que dá simpatia à marca. Também é considerada a forma gráfica com maior força (pregnância) e lembrança.

4. O ramo de folhas
O comprometimento da Plastivida em preservar o meio ambiente é representado pela síntese gráfica de um ramo com duas folhas.

5. O ambiente e a vida
A união do o globo e as folhas forma o desenho de uma flor, simbolizando a vida, leveza, energia, criação.
6. O lettering
O tipo de letra que compõe o logotipo é a Stone Sans. As curvas das letras minúsculas estão em harmonia com a forma arredondada e a cor azul do globo, dando à composição o caráter de leveza e beleza pretendidos..

Veja passo a passo de outras criações de logotipos no meu site www.bakerdesign.com.br